quarta-feira, 2 de junho de 2010

Recuerdos - A minha escola básica =)

A pedido de várias famílias, hoje vou dedicar o meu post ás várias fases e ás várias pessoas que acompanharam o meu crescimento. Vou recordar sem nomear e dar-vos um gostinho do que vivi. Anos absolutamente sem paralelo.



Na escola básica, encontrei pela primeira vez duas coisas muito importantes: a crítica e a inteligência. Pela primeira vez, fui quotada nas pautas pelo meu desempenho em aula e isso para mim, foi sem dúvida um ponto de viragem na minha vida. Até aí, saber se tinha transitado ou não de ano, era levantar me da minha cadeira, ir até à porta da sala e ler na lista que estava afixada do lado de fora se o meu nome lá estava. Se estivesse, gritava "YESSSS" e voltava-me a sentar para ver os meus colegas a fazer o mesmo ritual.

Agora não, agora a minha inteligência media-se e, para meu espanto, até se media bastante bem. A crítica apareceu pela primeira vez também na escola básica. Até ali nunca ninguém se tinha apercebido que eu era gorda. Muito menos gorda e inteligente. E isso pelos vistos era uma excelente razão para apontarem o dedo. Encontrei o amor, não menos importante. Achava, porque sim, que a primeira vez que sentimos aquilo que eu senti, é imediatamente correspondido pela outra pessoa. Então enviava-lhe cartas de amor, sorria-lhe quando passava por ele e fantasiava que um dia íamos ficar juntos e ter filhos com os seus lindos cabelos loiros descolorados e compridos. Não gostava do miúdo mais giro da escola, gostava de um rapaz normalíssimo, que de bonito (olhando agora com clareza) não tinha nada, mas na altura, com as palas que eu tinha postas, não dava para entender.

Na minha turma tinha todo o tipo de pessoas, tinhamos os riquinhos, os pobrezinhos, os filhos da mãe e os filhos da p*ta. Tal como em todo o lado. Uns eram os fixes, os outros andavam com a corrente e eu andava com a corrente. Havia dias que era a maior, havia dias que chegava à cama e chorava com a cabeça enfiada na almofada. Penso muitas vezes nas respostas que podia ter dado em todo o tipo de situações que tive de enfrentar e adorava que inventassem um portal do tempo para eu poder voltar lá e, além de as aplicar, não cometer os suicídios sociais que cometi, ao vestir-me como vestia e ao cortar o cabelo e pintá-lo de todas as cores do arco-íris.

Fui a Melanie B das Spice Girls, dançava com os meus caracóis todos levantados para me parecer com ela, e fui a namorada do AJ dos BackStreet Boys. Deitava-me na cama de mãos dadas com as minhas amigas e fechavamos os olhos enquanto contávamos as histórias que gostávamos que nos acontecessem se um dia fossemos casadas com eles e tivessemos vidas incríveis nos Estados Unidos, a morar em mansões, vizinhas umas das outras, e a ouvir Spice Girls, Excesso e afins.

Tive professoras incríveis de quem sinto uma falta tremenda, e que me ensinaram duas das coisas a que melhor me saio ainda hoje: português e inglês. A nossa querida directora de turma ensinou-me a falar inglês como falo hoje e foi minha conselheira e amiga durante os cinco anos que tive o prazer de a ter como professora, a de português ensinou-me a sonhar quando a ouvia a ler a Íliada e a Odisseia. Eram as melhores duas horas da semana, quando a aula era na biblioteca e ela nos lia os livros que tínhamos de saber e eu sabia os de cor e salteado, via as imagens na minha cabeça à medida que ela lia e nos testes ouvia a voz dela e lembrava-me dos seus sorrisos e gestos.

Fiz grandes amizades, mas também criei inimizades. Mas não há nada que o tempo não cure, não há feridas que não sarem, nem crianças que não possam ser castigadas e todos nós tivémos o nosso castigo, que foi o de nos separamos depois de todos aqueles anos a crescermos juntos.

E no final disto tudo, sou só eu, ou o boneco da Michelin passou de ser um boneco insuflável para ser uma tartaruga ninja albina?

Saudações da Anita, amanhã há mais ;)

3 comentários:

  1. kd e k chega a parte do secundário??
    eu também quero aparecer aki!!!

    Infancia..juventude..nk s eskece!=)

    Bjinhu*

    ResponderEliminar
  2. oh meu amorrrrrrrrrrrr, adorei!
    e td tal e kual cm tu dizes!!! k saudades...
    lb kd fomos ao concerto dos back?! :D
    foi lindo, lb tao bem desse dia!e kto ao rapaz do cabelo comprido...LOOOL o ferramentas!n era la mto giro n....mas axo k acontece com nos todas, olhamos pra tras e pensamos "ONDE E K EU TAVA COM A CABEÇA?!?!?!" tal e kual cm o cientista....o filho dele foi colega de infantario da nicole....oh meu deus, k koisinha tao horrivel LOLOL
    miga,sabes apesar da distancia, sabes k tou sp "presente " pra tudo n sabes?! a vida e assim mm...tds nos seguimos rumos diferentes...mas depois o principal vai de nos....podes ter a certeza k n kero perder o contacto ctg NUNCAAAA!
    ate dia 19 :D
    bjinho gd*********

    ResponderEliminar
  3. Olá! Ainda bem que foi produzido algo de jeito no teu blog...LOL. Como sempre bom recordar os velhos tempo, sendo que sou suspeita qd falo, porque adorei a minha aolescência, as pessoas que conheci e com quem construi a minha entidade. tenho duas palavras que descrevem bem o que sinto: bru e tal!!LOL.Ah, afinal são 3: parcles!!!!Reconheço que errei, mas que tb amei muito. agradeço o facto de ainda hoje ter alguém com quem partilhar este nostalgia: YOU!!!Lembras te qd actuamos á frente da escolas, a nossa imitação falhada das Spice girls? ou daquele video e imitar os BSB e eu tive pra ai á vontade 10 minutos e fazer o mesmo gesto?? LOLOLOL.Bons tempo...que dizes???LOL. Beijo****
    PS: O "cientista" tem um filho?? ICK =)

    ResponderEliminar