sábado, 15 de maio de 2010

Vacas, o bugio e os nossos velhinhos

Meus queridos amigos, gostava de partilhar com vocês uma notícia que me foi aconselhada pelo Jorge da minha Andreia (Obrigado!) e que achei simplesmente deliciosa.

Parafraseando do livro 365 Piadas Novas:

"A professora verifica se a lição sobre os animais está bem estudada por todos os alunos.

- Meninos, que é que dão os carneiros?
- Os carneiros dão nos lã.
- Muito bem. E a galinha?
- A galinha dá-nos ovos.
- Perfeito. E a vaca?
- A vaca dá-nos trabalhos para casa.

Bute de fazer cartas à editora, abaixo-assinados e afins e vamos até para o Marquês de Pombal manifestar porque a profissão de professor é de respeito. Mas desculpem-me lá se me fez rir comó caneco. Estariam eles a falar da senhora professora de educação musical de Mirandela, ou seria apenas uma forma de nos recordar a maneira como os miúdos nos dias de hoje vêm os professores de quem não gostam? Hum...

In other news...ontem fui até Carcavelos. Não importa o tempo que passe, parece que me esqueço sempre do quanto gosto daquele passeio á beira das iáguas e dos arrastões. Recordei-me de duas coisas incríveis. Era muito mais fácil tentar ir a nado até ao bugio, ali da zona de caxias, do que da praia da Trafaria, como eu tanto queria em pequena. E os silos que estão também na Trafaria, além do cheiro maravilhoso que têm ao pé, vistos do outro lado do rio são um PILAR de turismo incrível. Dá quase vontade de ir a nado até lá.

Li agora mesmo que a Santa Casa da Misericórdia vai abrir uma campanha de adopção de idosos. Sim, adopção de idosos. Eu gosto muito de brincar, mas a situação de abandono e maus-tratos aos idosos dos país é das coisas que mais me revolta e me dá vontade de agarrar no cavaquinho e ir fazer "ki ri ki" para o meio da rua. Vão oferecer no mínimo 622 euros a quem "adoptar" um idoso que esteja sozinho ou que tenha alto grau de dependência, aliás, o alto grau de dependência é uma espécie de saldo porque recebem 700 euros. Eu espero sinceramente que isto funcione, mas sabendo como as pessoas são, isto vai ser apenas uma maneira de os velhinhos serem abandonados dentro das casas de outras pessoas, enquanto elas vão enchendo os bolsos de dinheiro. Espero que não. Não me cabe na cabeça a ideia de deixar os velhinhos nos hospitais, de não os visitar nos lares, de não os querer ver. São velhinhos agora, mas já foram as pessoas que deram uns bons açoites dos nossos pais, que os fizeram os homens e mulheres que são hoje e que nos indulgenciaram todo o tipo de doces e porcarias quando eles não estavam a ver. Já foram os heróis dos nossos pais, se calhar da sociedade e têm sempre uma história incrível de "vocês deixam comida, mas na minha altura, uma sardinha dava para duas pessoas e sabe melhor do que qualquer prato cheio de sardinhas que voces me dêm agora". Acredito piamente na lei de causa e efeito, um bocado subjectiva, mas works every time. Quando fazemos o bem, recebemos a triplicar, quando fazemos o mal, verifica-se o mesmo.


Saudações de cavaquinho da Anita

2 comentários:

  1. Para isso era preciso começar por mudar as mentalidades às pessoas...
    Ainda por cima nesta epoca de crise, vais ver é mais do tipo... "adopte um idoso e receba mais 700€ por mês para cartoes de creditos e prendas de natal", nao custa nada!!! e depois quando se fartar meta-o no Velhão... Que nós reciclamos!!!

    ResponderEliminar
  2. VACA QUE É VACA DÁ SEMPRE TRABALHO!!!

    ResponderEliminar